O que são Resíduos Sólidos Urbanos?

Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) são os resíduos gerados pelas atividades domésticas, comerciais ou sanitárias em uma cidade. O descarte correto do lixo e os processos de aproveitamento são alguns dos maiores desafios enfrentados por qualquer grande centro urbano.

A seguir, vamos conhecer mais sobre a realidade brasileira e os desafios que os resíduos urbanos causam no país.

A Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) estima que em apenas uma década a quantidade de lixo produzida anualmente no país cresceu quase de 9 milhões de toneladas. Em 2010, o Brasil gerava 71 milhões de toneladas de lixo por ano, em 2020, o número ultrapassou 79 milhões de toneladas.

O descarte errado de todo este lixo causa uma série de problemas para o meio ambiente e para a saúde humana. Enchentes, contaminação de água e do solo, doenças, perda da fauna e da flora, destruição de infraestrutura urbana são apenas alguns dos efeitos que podem ocorrer. Segundo a Abrelpe, apenas pouco mais da metade dos Resíduos Sólidos Urbanos são destinados a aterros sanitários no Brasil. O restante acaba em lixões irregulares, rios e fossas e aterros irregulares.

Fonte: Summit Mobilidade

 

Mitigação de emissões pelo setor de resíduos ganha destaque durante a COP27
Abrir chat
💬 Precisando de ajuda?
Olá 👋
Podemos te ajudar?